domingo, 2 de janeiro de 2011

ano do cachorro



Todo dia começa do mesmo jeito: preciso levar o meu digníssimo cachorro pra caminhar.

Essa semana topei com um adestrador de cães (interessantíssimo, por sinal), que me deu várias dicas de como acalmar a fúria mordedora do meu pequeno, que anda comendo todos os fios da casa.

Pro saco: fio do dvd, fio do aparelho de som, cestinho, quase o cabo da Net!

Pois bem, o adestrador no meio do caminho foi a bênção do ano novo.

Segundo ele, um animal cansado responde melhor aos comandos. Ele me disse:

- Você precisa dar desafios a ele. Quanto tempo você anda com ele todo dia?

Respondo toda orgulhosa que ando uns 20 minutos. Ele riu e falou:

- Pouco. No mínimo, 40 minutos e em terrenos ingremes. Ladeiras. Assim, o cachorro gasta a energia dele e não destrói mais a casa. Geralmente, com esses 40 minutos, nem precisa sair com ele duas vezes no dia.
A relação custo x benefício me atraiu.

Me animei toda e lá vamos eu e o Eros ladeira acima, ladeira abaixo. Até que cheguei na Bela Flor. Uma rua.

Eu fiquei pensando como alguém consegue passear com animais naquilo. Só dá acesso a pássaros e borboletas. A rua é tão íngreme que me pareceu é uma parede quase.

Tomada de coragem eu desci a Bela Flor. Ok, ok. Pra descer todo santo ajuda afinal. Na subida, todos os santos e orixás fogem, é claro. Quem vai querer subir uma rua daquela?

Isso mesmo: eu.

Respirei fundo, olhei pro Eros e disse:

- Agora, filho, você cansa e a gente volta pra casa.

Eu subi com a língua pra fora. O Eros? Saltou, pulou, subiu e chegou lá encima cheio de ânimo. Lá em cima, parada pra respirar fundo e muito. Ele me olhando, todo animado.

Chegamos em casa. O apetite dele aumentou. Sede também. Cansaço? Not."É o primeiro dia. Com o tempo ele acostuma e cansa." Foi o que eu pensei.

Faz quatro dias que a gente anda nesse ritmo. Eu subo ladeiro, eu desço ladeira, enchi de desafios íngremes a caminhada do meu cachorro, e parece que a disposição dele só duplicou. Minhas sessões de alongamento idem. Só de pensar na Bela Flor meu coração palpita. Mas, estou otimista e vamos continuar tentando.

Afinal, o pior que pode acontecer é eu perder uns 5 quilinhos e contratar um adestrador de cães como meu personal trainer.

Um comentário:

Anônimo disse...

=D
O meu filho, apesar de não destruir fios, sapatos ou coisa parecida, é o dono da casa (e das pessoas da casa).
Ele teve cinomose quando era bebê e foi desenganado pelos vets. Minha mãe, então, resolveu deixar ele fazer tudo o que queria. Mas se esqueceu de que ele é leonino...
Resultado?
Como todo leonino, é determinado, portanto, sobreviveu. Mimado. Autoritário. Cheio de vontades...
Uma luta, amiga. E pra educar agora? tsc. tsc.