terça-feira, 1 de março de 2011

Ritual do chá


Tem sido esses dias apressados. De uma alegria esparramada, de lágrimas honestíssimas e de algum cansaço.
Eu desejei muitas coisas para 2011 e elas tem religiosamente se concretizado, junto com outras igualmente felizes e não previstas no pacote.
Mas, para todo mundo, o tempo não pára, estamos todos com o botão vermelho de "urgente" aceso, mal a gente se percebe andando nas ruas, escadas e vagões de metrô. Eita esses tempos varridos!
E no meio dessa aceleração toda, às vezes a gente precisa ceder. Ao desejo de não fazer patavinas. Àquela vontade de se afundar no sofá por hoooooooras. Ao cuidado simples e cotidiano com a aparência e com a saúde. Ao silêncio, que é o melhor remédio que eu conheço para curar dores mal resolvidas (é assim pra mim).
Esses dias fui bater perna no shopping com minha amiga Mary. Ver vitrines, falar de roupa e cabelo, atualizar as fofocas dos últimos acontecidos e comer! Tanto eu quanto ela somos amantes de garfo e prato.

E depois de comer, comprar e papear: chá.

Tomei um chá de-li-ci-o-so. Daqueles de ir fazendo silêncio aos poucos.
Saboreando com calma, como um bom romance. A fumaça e a paz se misturaram ali, feito música e corpo numa dança. O perfume do chá e era já eternidade aquela tarde, aquela conversa, as risadas e os sonhos compartilhados, na mesinha de chá, nos acentos de couro maciiiiio.
Eis uma das coisas que eu curto muito: bebericar um chá enquanto sinto. Tudo. O mundo ao meu redor ou meu infinito de dentro. Chá tem um quê de colo de mãe: aconchegante, seguro, quentinho. E outro quê de espiritualidade: como que observando a vida devagar, sua essência e seus significados.

No meu chá, eu ergo um brinde: à amizade, às tardes eternas e ao aconchegante silêncio que me refaz.

4 comentários:

Lidiane disse...

Acabei de tomar um chá de camomila. Acalma o espírito.
Agora, deu vontade de uma nova xícara.
E é o que vou fazer. Rezando para que a chuva também sinta o cheiro de camomila e se acalme.

Beijo, Mouzes.

Mary disse...

Lindo, lindo, lindo!!
Sorvi esse texto devagarinho, como o nosso chá naquela tarde... :)

bjs!!

Gabi Nemirovsky disse...

Adorei o post! Adorei o blog! Esse eu nao tinha! :-(((((

Agora to te seguindo... Beijocas.

Maísa Picasso disse...

Me falaram de um chá massa: bons sonhos. Já ouviu falar?