sexta-feira, 22 de abril de 2011

Desacelerar

Ontem eu saí em busca de café com bolo, no finzinho da tarde.

Andando sem pressa e vendo o movimento das coisas e das folhas. Descobri uma cafeteria sensacional do lado de casa.

Sentei sem pressa, olhei as pessoas, senti os cheiros todos, as cores várias. Esperei.

Ia escolhendo o café pelo som das palavras no cardápio, e a torta pelo convite mais sedutor que cada uma me fazia.

Foi um fim de tarde sem mar e sol se pondo, mas foi tão lindo e tão rico quanto.

"Deixe que o crepúsculo o encha", disse certa vez Don Juan a Castañeda. E foi assim que me senti. Cheia de um sei lá o quê com tanto sentido e silêncio.

Encontrei as borboletas em seus mais variados vôos e ouvi a abelhinha brincando com uma folhinha de grama. Simples assim.

Estou desaprendendo a pressa. Aceitando que as coisas venham em seu tempo.

Um ensinamento taoísta fala que a natureza não dá saltos, meu coração sempre quis assim: tudo correndo. Agora, que fiz um pacto com a felicidade, de ir redescobrindo suas pistas, eu desapressei, desacelerei, e quero sabor. Qual o gosto do dia começando, qual o gosto da sua companhia, qual o sabor daquele desafio que me tira o sono. Só me dando tempo, só me regando de silêncio eu posso achar respostas.

Eu quero o sabor de vida costurada nessas breves descobertas cotidianas. Dessas suspresinhas que fazem a gente querer degustar momentos como eu degustei aquela fatia de torta: de-va-ga-ri-nho e por inteiro. sempre.

2 comentários:

Maísa Picasso disse...

Liiiiiindo isso aqui. Hum...quando você vier vamos fazer um bolo lá em casa, prosear e esperar pra tomar bolo quente com café? Amo! Eu também sempre quis a vida em saltos, Moca, depressa pra fase ruim passar e a boa vir. Minha vida tem me cobrado rapidez agora, muitas mudanças e desafios. Mas sabe que eu fico pensando? Não precisa viver, cuidar, trabalhar parecendo que é esforço. Mesmo na fase mais difícil, às vezes, só precisamos de um bom projeto, como ser feliz e se manter fiel a você mesma. Que tal esse?

Thiago Cordeiro disse...

Que saudade de minha amiga ariana...... beijo do seu amigo que está ficando cada vez mais virginiano,
Thiago